A otoplastia é uma cirurgia plástica indicada para corrigir imperfeições na estrutura das orelhas, como orelhas proeminentes (conhecidas popularmente como "orelhas de abano"), assimetrias ou deformidades congênitas e adquiridas. O procedimento melhora não apenas a estética, mas também a autoestima do paciente, trazendo mais harmonia para o rosto.
Para quem a Otoplastia é indicada?
A otoplastia pode ser realizada tanto em crianças a partir dos 6 ou 7 anos (quando as orelhas já estão completamente desenvolvidas) quanto em adultos que desejam corrigir sua aparência. Os principais casos em que a cirurgia é recomendada incluem:
Como é feita a cirurgia de Otoplastia?
A otoplastia é um procedimento relativamente simples, realizado com anestesia local e sedação ou anestesia geral (dependendo do caso e da idade do paciente). A cirurgia dura, em média, 1 a 2 horas e segue os seguintes passos:
1. Incisão
O cirurgião faz uma pequena incisão discreta na parte de trás da orelha, próxima à junção com a cabeça. Isso permite que a cicatriz fique praticamente imperceptível.
2. Remodelação da cartilagem
Dependendo da necessidade do paciente, o cirurgião pode remodelar a cartilagem da orelha para deixá-la menos projetada. Essa remodelação pode incluir:
Pontos internos para dobrar e fixar a cartilagem em uma posição mais natural.
Remoção de pequenas porções de cartilagem, caso haja excesso que esteja deixando a orelha muito aberta.
3. Fechamento da incisão
Após a correção, a pele é suturada e curativos são aplicados para proteger a região e manter a nova posição da orelha.
Recuperação da Otoplastia
A recuperação da otoplastia é tranquila e rápida. Nos primeiros dias, é comum sentir um leve desconforto e inchaço, que diminuem progressivamente.
Os resultados da otoplastia são definitivos e podem ser percebidos logo após a cirurgia, tornando-se mais evidentes após a diminuição do inchaço. A melhora na estética da orelha traz um impacto significativo na autoestima do paciente, proporcionando mais confiança e conforto na aparência.